Jardim Botânico José do Canto

José do Canto Botanical Garden since 1845. Plants from all over the world.

notas biográficas dos formadores


Doutora Isabel Soares de Albergaria

Professora Auxiliar da Universidade dos Açores, licenciada em História-variante de História da Arte (FCSH-UNL,1988), mestre em História da Arte (FCSH-UNL,1996) e doutorada em Arquitetura (IST-UTL, 2012), tendo defendido a dissertação intitulada «A Casa Nobre na ilha de São Miguel: do período filipino ao final do Antigo Regime». 

É membro integrada do CHAM (Centro de História de Além Mar – FCSH/Universidade dos Açores), além de colaboradora do ICIST (IST-UTL) e do CITAR (Universidade Católica do Porto). 

É ainda membro não votante do ICOMOS (UNESCO) para o painel Paisagens Culturais

Desde 1988 tem dedicado especial atenção às questões do património paisagístico e arquitetónico tendo nesse âmbito diversa obra publicada. Tem prestado colaboração e consultoria em diversos domínios, dos jardins, à paisagem, ordenamento do território e património edificado.

 

Doutor Raimundo Quintal

Investigador no Centro de Estudos Geográficos – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - Universidade de Lisboa. 

Licenciado em Geografia (1981) e Doutorado em Geografia Física pela Universidade de Lisboa (2007). “Estudo Fitogeográfico dos Jardins, Parques e Quintas do Concelho do Funchal” foi o tema da dissertação de doutoramento. 

Vereador com o Pelouro do Ambiente, Educação e Ciência da Câmara Municipal do Funchal, de Janeiro de 1994 a Janeiro de 2002. Entre os projetos de conservação da natureza, de requalificação paisagística e de educação ambiental que liderou, destacam-se a criação do Parque Ecológico do Funchal (1994) e o Galardão de Ouro das Cidades e Vilas Floridas da Europa (2000).

Fundador da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal e presidente da direção desde Fevereiro de 2002. 

Consultor nas áreas da Ecologia e da Biogeografia do CEDRU (Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano). 

Autor de livros e de numerosos artigos de Ecologia, Biogeografia e Educação Ambiental. 

Autor e realizador de documentários sobre património natural e cultural, exibidos em televisões nacionais e internacionais. 

“Figura do Futuro na área do Ambiente”, eleito pelos leitores do jornal “Correio da Manhã”, em Março de 2009. 

“Prémio QUERCUS 2012”, distinção atribuída a personalidades que se evidenciam de forma relevante na área do ambiente.