notas biográficas dos formadores


Doutora Isabel Soares de Albergaria

Professora Auxiliar da Universidade dos Açores, licenciada em História-variante de História da Arte (FCSH-UNL,1988), mestre em História da Arte (FCSH-UNL,1996) e doutorada em Arquitetura (IST-UTL, 2012), tendo defendido a dissertação intitulada «A Casa Nobre na ilha de São Miguel: do período filipino ao final do Antigo Regime». 

É membro integrada do CHAM (Centro de História de Além Mar – FCSH/Universidade dos Açores), além de colaboradora do ICIST (IST-UTL) e do CITAR (Universidade Católica do Porto). 

É ainda membro não votante do ICOMOS (UNESCO) para o painel Paisagens Culturais

Desde 1988 tem dedicado especial atenção às questões do património paisagístico e arquitetónico tendo nesse âmbito diversa obra publicada. Tem prestado colaboração e consultoria em diversos domínios, dos jardins, à paisagem, ordenamento do território e património edificado.

 

Doutor Raimundo Quintal

Investigador no Centro de Estudos Geográficos – Instituto de Geografia e Ordenamento do Território - Universidade de Lisboa. 

Licenciado em Geografia (1981) e Doutorado em Geografia Física pela Universidade de Lisboa (2007). “Estudo Fitogeográfico dos Jardins, Parques e Quintas do Concelho do Funchal” foi o tema da dissertação de doutoramento. 

Vereador com o Pelouro do Ambiente, Educação e Ciência da Câmara Municipal do Funchal, de Janeiro de 1994 a Janeiro de 2002. Entre os projetos de conservação da natureza, de requalificação paisagística e de educação ambiental que liderou, destacam-se a criação do Parque Ecológico do Funchal (1994) e o Galardão de Ouro das Cidades e Vilas Floridas da Europa (2000).

Fundador da Associação dos Amigos do Parque Ecológico do Funchal e presidente da direção desde Fevereiro de 2002. 

Consultor nas áreas da Ecologia e da Biogeografia do CEDRU (Centro de Estudos e Desenvolvimento Regional e Urbano). 

Autor de livros e de numerosos artigos de Ecologia, Biogeografia e Educação Ambiental. 

Autor e realizador de documentários sobre património natural e cultural, exibidos em televisões nacionais e internacionais. 

“Figura do Futuro na área do Ambiente”, eleito pelos leitores do jornal “Correio da Manhã”, em Março de 2009. 

“Prémio QUERCUS 2012”, distinção atribuída a personalidades que se evidenciam de forma relevante na área do ambiente.